O Telecentro de Informação e Negócios, que faz parte do Programa NavegaPará, foi concebido com um espaço direcionado para o segmento Produtivo do Estado, mais especificamente: Cooperativas, Empreendimentos da Economia Solidária, Sindicatos, Associações e Micro Empresários.
Idealizado na SEFA e apoiado pela SEDECT, e PRODEPA, instiuições do Governo do Estado, no mês de dezembro de 2010, uma aluna do Telecentro que funciona na Unidade da SEFA em parceria com a Prefeitura e a Associação Comercial, foi contemplada em um concurso nacional de redação sobre empreendedorismo digital pela Rede Mineral.
Ficamos felizes por fazer parte na elaboração e na concepção do Projeto, em conjunto com o Prof. José Raimundo Trindade e o colega Economista Jó Sales.
Parabéns à Equipe da SEFA/PRODEPA/SEDECT.
Segue a Redação Premiada:
Empreender é saber inovar
Espírito empreendedor todos nós temos um pouco, mas nem todos aproveitam seu potencial ou ousam utilizar. E ter ótimas ideias não basta, é preciso fazer acontecer para transformar planos em grandes negócios. É necessário inovar, aliar a força de vontade com trabalho e informação para se chegar ao que interessa os lucros.
Muitas vezes nos perguntamos o que fazer para melhorar a empresa, como administrá-la melhor ou ainda será que está valendo a pena todo esforço e investimento? As respostas muitas vezes estão incorporadas no que chamamos de plano de negócio, a primeira ação a ser tomada por um empreendedor, na qual constará de todas as etapas de criação do serviço ou produto a ser lançado e que tipo de comércio será.
O plano de negócio, constituído pelas estratégias de marketing, produção administrativa e financeira, projeção do fluxo do caixa, analise de viabilidade do empreendimento e as ações a serem tomadas, orienta o empreendedor numa gerencia eficiente procurando evitar assim que o negócio seja mais um entre os que faliram logo nos três primeiros anos de atividade. Sendo a estratégia de marketing – o conjunto de atividades que transmitem uma mensagem importantíssima para que o produto ou serviço a ser lançado seja comprado ou consumido.
Para manter uma empresa no competitivo mercado é preciso coragem para ousar e investir, além de realizar pesquisas a fim de conhecer o mercado a sua volta e a necessidade de seu público, determinação para superar a possível insuficiência de capital e criatividade para vender mais e por preços menores sem sair da acirrada competição de mercado e garantir a satisfação do cliente.
O sucesso do empreendimento está no planejamento, ou seja, no saber traçar ações e metas antes de investir e lançar seus produtos ou serviços, porque mudar as estratégias e as ações enquanto elas estão apenas no papel é mais fácil do que modificar sua gerência quando seu produto ou empresa já foi lançado, o que acarretaria em desperdício de capital e perca de credibilidade no mercado.
O planejamento tem um valor inestimável para o sucesso de qualquer empreendimento, seja na vida particular ou no mundo dos negócios. Até mesmo uma simples promoção na empresa deve ser planejada e ter objetivos bem definidos para que gere lucros e traga novos consumidores.
Buscar resultados positivos caminha paralelamente com a capacidade criativa de transformar ideias e desejos em produtos e serviços que atenda os anseios individuais e coletivos do homem. O empreendedor deve tirar proveito das oportunidades, criar novos modismos, melhorar produtos, oferecer serviços de qualidade e trazer soluções sem medo de arriscar, agregando assim valor ao seu negócio, mas sempre focado nas necessidades das pessoas.
Para o sucesso da empresa um outro elemento importante é o bom relacionamento entre funcionários, colaboradores e consumidores, sendo que o funcionário deve ser o primeiro a ser conquistado pela empresa para que possa vender com maior segurança o produto ou serviço oferecido pela instituição.
O empreendedor deve ser otimista, qualidade essencial, assim como perseverante, pois apesar das dificuldades na conquista de um espaço no mercado a recompensa pode ser ainda melhor do que o planejado.
Jandevania Oliveira de Melo
Aluna do Telecentro de Informação e Negócios de Xinguara
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