Os tópicos a seguir foram postados por José Antonio Carlos no blog Igovbrasil (http://www.igovbrasil.com). Achei interessante trazer aqui para a rede, porque cita aspectos que permeiam a maioria dos nossos grupos: transporte, saúde, governaça, inclusão digital etc.
1° Oferta de ampla e democrática rede de banda larga. Aí circula o conhecimento, digo a riqueza. Sem isso, não dá nem para começar.
2° Disponibilidade de uma estrutura educacional de classe mundial, centrada no uso de novos métodos de ensino e na oferta de disciplinas do mundo contemporâneo (turismo, gastronomia, artes, novas tecnologias, etc.).
3° Proliferação de ambientes públicos que estimulem a diversidade, a livre circulação de idéias, a inovação e as atividades colaborativas (oficinas, estúdios, etc.).
4° Predominância da área verde sobre a edificada, com a presença de parques, lagos, cursos d’água e outros recursos deste tipo.
5° Estímulo à vida saudável, expresso pela existência de extensas áreas de calçadões, ciclovias, quadras e demais facilidades públicas para prática de atividades esportivas.
6° Disponibilidade de uma nova geração de usinas centradas no aproveitamento de energia solar e/ou eólica, que diminuam, de modo substantivo, os gastos nessa área.
7° Prioridade aos meios de transporte que privilegiem o uso da eletricidade ou outras formas de manejo energético, de modo a reduzir, de forma consistente, a emissão de gases nocivos à vida do planeta.
8° Existência de área central, downtown, e paço governamental, plenamente integrados à vida da cidade, que facilitem a entrega de serviços públicos e que promovam um balanço inteligente entre habitação, trabalho, lazer e cultura, com predomínio de distâncias caminháveis e inexistência dos desconfortos da abominável hora do rush.
9° Valorização de atividades voluntárias e comunitárias, que despertem o sentimento de cidadania.
10° Disponibilidade de infraestrutura de proteção contra danos causados pela natureza, como chuvas, secas, tornados, tufões, nevascas, terremotos, etc.
Fonte: http://www.igovbrasil.com/2010/07/10-mandamentos-para-as-cidades-do...
Nenhum comentário:
Postar um comentário