segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Arquivo Público vai integrar programa da Unesco

Enfim, uma boa notícia dos registros das informações no Estado do Pará....

No próximo dia 1º de dezembro, o acervo do Arquivo Público do Pará será reconhecido pelo Ministério da Cultura, em solenidade realizada na cidade do Rio de Janeiro, como integrante do Comitê Nacional do Brasil ao Programa Memória do Mundo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Segundo o diretor do Arquivo Público do Pará, João Lúcio Mazzini, o reconhecimento não é apenas institucional, mas principalmente a um projeto de salvamento de documentação importante para entender a ocupação da Amazônia. "Podemos ser reconhecidos como patrimônio documental do mundo", afirmou.

Os documentos, informou Mazzini, "mostram a influência portuguesa em todos os conhecimentos humanos na região, incluindo política e cultura, trazendo importantes contribuições sobre como se deu o encontro da cultura portuguesa com as nações indígenas".

CENTENÁRIO

O Arquivo Público do Estado do Pará (Apep), localizado no bairro da Campina, em Belém, é um orgão centenário, vinculado à Diretoria de Patrimônio (Dpat), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). É responsável pelo recolhimento de toda documentação administrativa do Estado do Pará, conforme o Decreto nº 5.961, de 17 de fevereiro de 1989.

Atualmente, o Apep conta com um acervo superior a 4 milhões de documentos, entre manuscritos, impressos e iconográficos (arquitetônicos, astronômicos, armamentos, mapas hidrográficos, populacionais etc).

O acervo formou-se a partir da incorporação de documentos da antiga Secretaria da Capitania do Governo ao da Biblioteca Pública do Estado do Pará, em 1894. Toda a documentação é referente às correspondências oficiais do antigo Estado do Grão-Pará, Maranhão e Rio Negro e toda a área de abrangência da Amazônia brasileira e suas fronteiras.

O Arquivo Público desenvolve periodicamente ações visando a divulgação de seus fundos, séries e coleções especiais. São cursos, seminários e exposições que se destinam a ampliar o número de usuários, oferecendo um esclarecimento maior sobre as pesquisas em andamento ou já concluídas, e que se utilizaram do acervo da instituição.

Fonte : Secretaria de Estado de Cultura

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