sábado, 22 de janeiro de 2011

Novo sistema indica percepção da sociedade em relação ao trabalho

Foi lançado, na quarta-feira (19), o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS): Direitos Trabalhistas e Qualificação Profissional, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apresenta um panorama da percepção dos brasileiros em relação às condições de trabalho e ao respeito aos direitos trabalhistas. O estudo apresenta dados sobre temas como segurança no trabalho, discriminação, assédio moral e sexual e violações aos direitos do trabalho. Outro enfoque da pesquisa é a importância da qualificação profissional para diversos grupos da população: empregados, pequenos empregadores, trabalhadores por conta própria, desempregados e inativos.


Sobre as condições de trabalho, não é regra a realização de horas extras entre os assalariados (formais e informais), e quando há, para a maioria elas são remuneradas ou compensadas. No quesito segurança, há várias situações que colocam a saúde ou a vida dos assalariados em risco, e menos da metade delas é remunerada com o adicional correspondente (insalubridade ou periculosidade). Os casos de discriminação e assédio moral e sexual são pouco frequentes, e uma minoria é encaminhada às instituições cabíveis. O estudo concluiu que a expansão do emprego vem ocorrendo acompanhada de maior grau de respeito aos direitos laborais, mas há aspectos que merecem maior atenção (segurança no trabalho, instituições coletivas de trabalho, etc.)

Qualificação Ocupacional – Mais de um terço dos inativos explica sua inatividade pela falta de qualificação ocupacional (como capacitação teórica e experiência prática). Para os assalariados, a qualificação (como formação escolar regular e formação técnico-profissionalizante) tem peso apenas relativo na seleção de emprego, outros fatores, como a apresentação de referências pessoais e a experiência anterior na atividade a ser desenvolvida têm peso maior. A qualificação para os trabalhadores por conta própria (como capacitação para a gestão de negócios) é fator com peso reduzido no desempenho dos empreendimentos, a menor incidência de tributos, o maior acesso a crédito ou a maior adequação do local de atividade têm peso maior. Para os desempregados, a falta de qualificação (como capacitação teórica e experiência prática) é fator relevante da condição de desemprego. A conclusão é de que a falta de qualificação é fator importante para a explicação da condição laboral (de inativos e de desempregados e, em alguma medida, de assalariados).

Indicador sobre Mobilidade Urbana sai nesta segunda

O Ipea divulga nesta segunda-feira (24), o Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips): Mobilidade Urbana. O indicador analisa como a população brasileira percebe a mobilidade urbana e seus temas derivados, como eficácia do transporte público, dificuldades encontradas em sua utilização, condições das vias, motivos de utilizações, entre outros.

O estudo traz dados em análises por regiões, etnias, nível de escolaridade e faixa salarial, apontando, por exemplo, qual meio de transporte é mais utilizado para locomoção dentro da cidade, avaliação da sociedade quanto à qualidade do transporte público, condição e sensação de segurança dentro dos meios de transportes, tipo de integração utilizada no dia-a-dia, frequência dos congestionamentos enfrentados, pontualidade na frequência dos transportes públicos utilizados e adaptação dos meios de transporte mais usados por portadores de necessidades especiais.

O SIPS – Mobilidade Urbana apresenta ainda informações sobre quanto se respeita o ciclista e pedestre nas regiões, tempo gasto no deslocamento diário para quem anda a pé ou de bicicleta, e quais as principais características observadas pela população para a escolha do transporte.

Metodologia - Para a elaboração do indicador, foram ouvidos 2.770 brasileiros em todos os estados. A técnica usada é a de amostragem por cotas, que garante representatividade e mantém a variabilidade da amostra igual à da população nos quesitos escolhidos.

O sistema de indicadores permite ao setor público estruturar suas ações para uma atuação mais efetiva, de acordo com as demandas da população. As primeiras edições foram sobre justiça, cultura, segurança e gênero. Ainda serão lançadas avaliações sobre mobilidade urbana, saúde e educação. A íntegra do SIPS sobre Direitos Trabalhistas e Qualificação Profissional e os gráficos de apresentação estão disponíveis na página eletrônica do IPEA, no endereço http://www.ipea.gov.br/.

Nenhum comentário: