Arquivo do Terceira Via |
No dia 11 de dezembro acontecerá a eleição para consulta popular sobre a divisão ou não do Pará. Analisando a propaganda de ambos os lados, concluímos que os esclarecimentos para a população, sobre o processo, ainda são muito superficiais, colocando o povo indefinido, diante da indução dos marqueteiros. Este nivelamento por baixo ocasiona um grande perigo, dada a responsabilidade dos paraenses, no dia 11 dezembro. Deixados de lado os reais motivos, os esclarecimentos técnicos são meros detalhes no processo. A polarização frágil em argumentos, agressiva e ,até certo ponto, ingênua, são a marca da propaganda.
Nas redes sociais, em alguns ambientes, o debate melhora. Observa-se alguns insight de argumentação elaborados por pesquisadores de universidades, e até por profissionais formadores de opinião na sociedade, mas o esforço tem um raio de abrangência limitado, dado o nível técnico.
É preciso transformar e requalificar a linguagem da mídia apresentada à população, para que a mensagem chegue mais palatável ao povo...
Fica a pergunta no ar: Convém esclarecer o Povão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário