quinta-feira, 7 de abril de 2011

Microcrédito para beneficiários do Bolsa Família chega à região Norte

Programa de transferência de renda atende 1,3 milhão de famílias na região

Acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Banco da Amazônia (Basa) vai promover o microcrédito produtivo orientado junto às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou a pessoas inscritas no Cadastro Único na região Norte do País. O programa de transferência de renda atende 1,3 milhão de famílias na região, de um total de 12,9 milhões no Brasil.

A iniciativa tem o objetivo de estimular oportunidades de desenvolvimento e melhoria das condições de vida. O acordo foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (4).

O próximo passo será fornecer ao Basa, trimestralmente, informações sobre famílias, inscritas no Cadastro Único, que podem acessar as linhas de microcrédito produtivo orientado do banco. As informações partirão do MDS. Essa iniciativa deve ser articulada com os coordenadores estaduais e gestores municipais do Bolsa Família na região para que os resultados sejam reforçados. A cooperação técnica prevê que o Basa apresente relatórios trimestrais ao ministério sobre a execução e o alcance social do microcrédito junto às pessoas atendidas.

O acordo expande o modelo de microcrédito produtivo iniciado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Em 2010, mais de 330 mil pessoas do Cadastro Único e do Bolsa Família acessaram pequenos empréstimos do BNB. O atendimento, em uma das linhas de crédito, representou 46% do total da carteira de clientes do banco.

Ações – O microcrédito, a qualificação profissional e a alfabetização de adultos estão entre as ações complementares do Bolsa Família.



Fonte: Secom

Nenhum comentário: