domingo, 8 de janeiro de 2012

Saúde - Câncer de laringe: Cascas de raízes

Retirada do Blog : Somente Boas  Notícias: http://somenteboasnoticias.wordpress.com/

Matéria no site Planeta Sustentável que merece ser lida, com o título “Um catavento contra o câncer de laringe”:

Com tantos inimigos da laringe em nosso cotidiano, onde arrumar um bom aliado?
Tabaco e bebidas alcoólicas – como bem aprendemos recentemente – são os dois principais inimigos. Segundo a Liga contra o Câncer, fumantes têm 10 vezes mais chances de ter câncer de laringe. E se os fumantes ainda associarem o cigarro ao álcool serão 43 vezes mais propensos à doença.
Comer alimentos muito temperados ou gordurosos; beber líquidos muito quentes ou muito frios; falar muito alto e sem pausas também são prejudiciais. E o estresse colabora como agravante, afetando em especial os homens, os mais acometidos por este mal.
Procurar um aliado para o combate à moléstia nem sempre é fácil. Mas, às vezes, ele pode vir de fontes inesperadas. Foi assim com a equipe da Unidade de Biotecnologia da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Eles sabiam que plantas com alcalóides costumam ter atividade antitumoral. Também sabiam do uso medicinal tradicional de uma planta rica em alcalóides – conhecida como leiteira-de-vaca (Tabernaemontana catharinensis), jasmim-catavento ou simplesmente catavento (devido ao formato de suas flores brancas) – e há muito estudada pelo professor Paulo Sérgio Pereira, ali na Unaerp.
A planta é natural das regiões Sudeste e Sul do Brasil, atinge cerca de 2 metros de altura e pode ser usada tanto como ornamental como na recuperação de áreas degradadas, como pioneira. No primeiro experimento, os cientistas mediram sua atividade antimicrobiana, contra bactérias e fungos. Mas também verificaram atividade antitumoral.
Com base nesses resultados, resolveram testar diversos extratos vegetais – das folhas, da casca do tronco, das flores e das raízes – na esperança de isolar alguma substância ativa contra tumores. Contaram, para isso, com a facilidade de acesso a alguns exemplares da planta no próprio campus e com a possibilidade de usar recursos da Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp – processo 2010/06245-7) e bolsas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, dedicadas a instituições privadas (Capes/Prosup).

Matéria Completa:  http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/biodiversa/um-catavento-contra-o-cancer-de-laringe/

Nenhum comentário: