sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Belém dos 400 anos: Mosqueiro a Manhattan da Amazônia

Novo trajeto para mosqueiro que já ocasiona uma corrida especulativa, principalmente no Distrito de Outeiro.

A ilha do Mosqueiro é um distrito administrativo do município de Belém. Como ilha fluvial, está localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará. Possui uma área de aproximadamente 212 km² e está localizada a 70 km de distância do centro da capital Belém. Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré.

Abandonada ao longo de anos, até o momento ainda não  teve um gestor compromissado com as potencialidades da bucólica, principalmente na percepção de futuro em relação ao que a ilha pode oferecer.

Novas possibilidades de encadeamentos produtivos que poderiam surgir : o turismo ecológico, de eventos, na possibilidade de espaço para as práticas desportivas das águas, novos espaços gastronômios, hoteleiros e, tantos outros. O Distrito, hoje  sofre com o aumento da violência, das invassões desenfreadas, da precariedade de sua infraestrtutura para os turistas, além da inexistencia de um planejamento urbano sustentável para ilha.

O novo prefeito da Belém dos 400 anos terá pela frente duas opções:

A primeira: manter a ilha na mediocridade, com as famosas limpezas de época de férias, e algumas pinturas com cal...na sua orla.

Ou a segunda opção:

Transformar a Bucólica Mosqueiro em um distrtito economicamente sustentável, fazendo da ilha uma Manhattan  da Amazônia, Essa visão de futuro  tem que está incutida no espirito do novo gestor, pois caso contrário será mais um alcaide com miopia que passou...

Ps: Fontes de financiamentos nacionais e internacionais não faltam... porém, requer uma equipe preparada tecnicamente...

Um comentário:

Anônimo disse...

e com toda certeza esse despreito não tem nem capacidade p/isso.