segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Pedido Final de Jacques de Molay : o Tribunal dos Justos




Deus me fará Justiça!

No dia 18 de março de 1314, Paris amanheceu nervosa. Jacques de Molay, grão-mestre da Ordem dos Templários, iria para a fogueira. O condenado à morte pediu duas coisas: que atassem suas mãos juntas ao peito, em posição de oração, e que estivesse voltado para a Catedral de Notre Dame. No caminho, parou e fitou os dois homens que o haviam condenado: o rei Filipe, o Belo, e o papa Clemente 5º. Rogou-lhes uma praga: “Antes que decorra um ano, eu os convoco a comparecer perante o tribunal de Deus. Malditos!” Depois disso, calou-se e foi queimado vivo.

As chamas que consumiram De Molay também terminaram com uma época, da qual o grão-mestre foi o derradeiro símbolo: a das grandes sociedades secretas da Idade Média. Nenhuma foi tão poderosa quanto a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão – nome completo dos templários. “Enquanto o clero e a nobreza se engalfinhavam na luta pelo poder, os templários, sem dever obediência senão ao papa, desfrutavam de uma independência sem par”, diz o historiador britânico Malcolm Barber, autor de A History of the Order of the Temple (“Uma História da Ordem do Templo”, inédito no Brasil).

Da Trilogia do Templo -Volume III - Esquin de Floyrac - Fim do Templo - Z. Rodrix.

"O Grão - Mestre deu uma volta sobre si mesmo, olhando ao longe para Paris que dali se descortinava, e Gritou: No último dia de minha vida, é justo que eu faça a verdade triunfar! O que nos obrigaram a confessar sob torturas, negamos aqui antes do suplício, para que saibam que o que dizemos é a mais pura verdade! A liturgia nas igrejas dos Templários é mais bela e devota que em qualquer outra igreja! A Ordem do Templo foi  sempra pródiga em doações para a caridade da Igreja! Nehuma outra Ordem derramou tão prontamente seu sangue em defesa da fé cristã!"

Jacques de Molay, sendo levado para a Estaca, continuou:

" Clemente! Juiz iníquo e Carrasco cruel! Eu te convoco a comparecer, dentro de quarenta dias, ao Tribunal de Deus! Felipe, soberano digno de escárnio, dentro de um ano deves estar também diante do mesmo tribunal, para responder por teus crímes! "

E seu irmão Templário que também estava sendo punido , Geoffroy de Charney o secundou:

Malditos! Malditos! sereis todos malditos até a décima terceira geração de vossos filhos! O último deles será suplicado, como nós o estamos sendo hoje! Todos os que nos traíram estarão em breve conosco frente ao Tribunal de Deus!

O Destino de Nogaret - Seu Inquisitor; Felipe, o Rei Vaidoso; Papa Clemente V

Quarenta dias depois, Felipe e Nogaret recebem uma mensagem: "O Papa Clemente V morrera em Roquemaure na madrugada de 19 para 20 de abril, por causa de uma infecção intestinal", Felipe e Nogaret olharam-se e empalideceram.

Rei Felipe IV, o Belo, faleceu em 29 de novembro de 1314, com 46 anos de idade, quando caiu de um cavalo durante uma caçada em Fountainebleau.

Guillaume de Nogaret - Procurador do Rei acabou falecendo numa manhã da terceira semana de dezembro, envenenado. Encontrado sobre sua mesa de trabalho, hirto, os olhos arregalados e a boca como se tivesse tomado um grande susto...

Após a morte de Felipe, a sua dinastia, que governava a França a mais de 3 séculos, foi perdendo a força e o prestígio. Junto a isso veio a Peste Negra e a Guerra dos Cem Anos, a qual tirou a dinastia dos Capetos do poder, passando para a dinastia dos Valois.

Em homenagem à Jacques DeMolay como símbolo de Lealdade, Tolerância e Coragem.

Nenhum comentário: