segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PLEBISCITO 2011: A resposta do povo e algumas indagações.

A população, no dia 11 de dezembro, através da festa da democracia, sacramentou, nas urnas, sua vontade em relação a consulta da divisão do Estado do Pará.

É Importante analisar e refletir sobre alguns sinais desse processo:

1 - O resultado da votação foi um sentimento eminentemente popular, mesmo que políticos Velhacos, Cabeçudos e Maluquinhos resguardando seus interesses, tentem passar pra população paraense que foram protagonistas no processo. Lembra uma frase de um amigo meu, do qual gosto muito: "É brincadeira!"

2 - A indecisão de algumas lideranças  terá consequências negativas a médio prazo, mesmo que com boa "dicção " tentem incutir no inconsciente coletivo uma imagem positiva do processo. Lembra outra frase: "O tempo é o senhor da razão."

3 - O resultado do Sim demonstrou uma insatisfação de nossos irmãos do interior, o que induz para uma reflexão  e consequentemente maiores cobranças de políticas públicas...

4 - O resultado do Não refletiu a vontade popular..


5 - É inadmissível observar políticos da capital que tiveram votos nas regiões que propuseram o plebiscito, e defender em palanques, uma posição contrária. É preciso urgente  uma reforma política  que reforçe o voto distrital, pois é imoral adquirir votos de determinadas regiões, e trair seus eleitores.

6 - Por fim, achamos que os milhões de reais utilizados no plebiscito poderiam  ser canalizados para as reais necessidades da população.

Ps: Por uma Reforma Política urgente e uma Reforma Tributária que defenda os interesses do Glorioso Pará.

Ps 1: Agora vamos esperar as eleições municipais de 2012, e observar as consequencias das trairagens e feridas abertas...

Nenhum comentário: