sábado, 2 de julho de 2011

Ipatinga- MG, dá exemplo e torna obrigatório o uso dos aquecedores solares em prédios públicos

Em junho de 2010 foi promulgada legislação na cidade mineira de Ipatinga que torna obrigatório quando da construção ou reforma de prédios públicos no Município de Ipatinga, a instalação de sistema de aquecimento de água por meio do aproveitamento da energia

O texto da Lei Nº 2719 estabelece que os sistema de energia solar deverão ser dimensionados para atender a uma fração solar de no mínimo, 40% (quarenta por cento) da demanda anual de energia necessária para o aquecimento de água das edificações públicas.

O município mineiro que tem 244 508 habitantes é o décimo mais populoso do estado de Minas Gerais e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,806, considerando-se assim como elevado, em relação ao estado de Minas Gerais.

A decisão de dar o exemplo partindo dos prédios públicos é uma iniciativa importante, pois sinaliza à população o comprometimento de implantar tecnologias mais limpas e sustentáveis como é o caso do aquecedor solar de água. Com isto hospitais, escolas, creches, asilos e outras edificações públicas poderão reduzir seus gastos energéticos fortalecendo a economia dos cofres públicos e ainda reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta protegendo o clima e preservando os recursos naturais.

De acordo com a lei deverá constar dos editais de licitação para obras de construção ou reforma de prédio público, cláusula dispondo sobre a instalação de sistema de aquecimento de água por meio de aproveitamento da energia solar.

A ação ainda ajuda a garantir que o estado de Minas Gerais continue a ser o estado mais solar do Brasil já que hoje o estado tem uma utilização per capita de aquecedores solares 4 vezes maior que a média brasileira. O estado conta com um grande parque industrial de fabricantes e empresas projetistas de sistemas de aquecimento solar.

O uso da energia solar de forma pioneira já havia sido contemplado pela cidade quando a prefeitura iluminou um trecho de 400 metros da pista de caminhada da Avenida Itália, bairro Cariru com a instalação de 19 postes com sistemas fotovoltaicos. Os sistema fotovoltaico converte a luz solar diretamente em energia elétrica e é uma tecnologia diferente dos aquecedores solares de água que convertem a radiação solar em calor.
A cidade de Ipatinga que se candidatou a sub-sede da Copa do Mundo dá mais um passo para fortalecer sua candidatura destacando-se como mais uma cidade solar brasileira.

Fonte - Rede de Cidades Inovadoras

Nenhum comentário: