terça-feira, 12 de julho de 2011

Culinária da Amazônia: Sopa de Turu

Fonte: Terceira Via - Arquivo

O Turu: quem é ele?

Os turus ou teredos (Teredo sp – são várias espécies deste gênero no Brasil, todos comestíveis), muito consumido no Brasil e na Austrália (numa tabela de composição australiana o molusco aparece como “mangrove worn”, alimento consumido pelos aborígenes. São como cupins de madeira molhada.

Valor nutricional

Fora os estragos que pode causar, principalmente devido as perfurações nos cascos das embarcações. O turu é um alimento e tanto. Além de ser apreciado como afrodisíaco, ele é riquíssimo em cálcio, talvez porque tenha que secretar esta substância para “cimentar” o túnel calcário onde se aloja. Só para se ter uma idéia, a ostra tem 6 mg de cálcio/100 g, ante 153 mg do turu. O leite, melhor fonte deste mineral, tem 113 mg por 100 g. Sem falar no ferro. Apesar de branquinho como leite,  detém uma grande quantidade de ferro - 55 mg por 100 g (o fígado de boi cozido tem 6,29 mg/100 g).  Com baixo valor calórico e quase nada de gordura.

A Famosa sopa de Turu


Separe 1 litro de turu e corte em pedaços de 2 centímetros. Tempere com sal e espere 5 minutos. Enquanto isso, refogue num pouco de óleo 2 dentes de alho bem socados, meia cebola roxa cortada em quadradinhos e 1 folha grande de cipó-alho. Junte 1 pitada de pimenta-do-reino com cominho e 2 xícaras de água. Quando a água ferver, junte o turu, 1 tomate cortado miudinho e 3 pimentas doces verdes, picadas. Tampe e cozinhe por 2 minutos. Desligue o fogo e acrescente folhinhas de manjericão e um fio de azeite. Se quiser, use os cheiros típicos: chicória-do-pará, alfavaca e coentro.


Rende: 6 porções

Obs: receita retirada do Blog: http://come-se.blogspot.com/2008/02/turu.html

Nenhum comentário: