sexta-feira, 31 de maio de 2013

Aquíferos: a nova riqueza do país


Depois de 2010 o conhecido Guarani foi abatido em volume por mais uma reserva: o Aquífero Alter do Chão.

A maior parte da cobertura do planeta da Terra é composta por água. No entanto, é muito restrito o percentual que oferece condições para consumo, tendo em vista que uma enorme parte é água salgada ou  salobra, outra parte está poluída, além da existência de água nas geleiras, subsolo, solo e atmosfera.

Grande parte das águas contidas em terras emersas se encontra no subsolo. Em geologia considera-se reserva subterrânea a água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos, dos quais o Brasil possui a maior reserva mundial.

 
Alter do Chão: Hoje, o maior

Localizado sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas, desde 2010 o aquífero Alter do Chão é o maior do País. Suas águas já abastecem a população de Santarém e quase todo o município de Manaus, através de poços profundos.

Dados iniciais revelaram que a área do Aquífero Alter do Chão seria de 437,5 mil Km2, com espessura de 545m. Mas estudo das Universidades Federais do Pará do Ceará pode revelar que o Aquífero Alter do Chão ocuparia uma pequena área de extensão, mais um gigantesco volume de, com reservas de 85 mil Km3 de água, contra apenas 55 mil Km3 do Guarani.

O Brasil tem outra reserva importante, o Aquífero Karst (Carste), localizado entre os municípios paranaenses de Campo Magno, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Colombo, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Tunas do Paraná, Doutor Ulises e Adrianópolis, ao norte da região metropolitana de Curitiba, além de castro e ponta grossa, com cerca de 5.470 km2 de área total.

O Aquífero já possui cerca de 40 poços perfurados em 7 municípios, atendendo um abastecimento de 766 m3/hora.


Fonte: Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Nenhum comentário: